Blog USENATUREZA

17/03/2025

BODY POSITIVE: AMAR seu próprio Corpo é VIVER Melhor

Aprender a viver com você mesma faz a diferença
Você já percebeu que a sua voz gravada é muito diferente de como você imagina que é na sua cabeça? Em muitos momentos, a nossa mente faz uma imagem sobre nós mesmos que não é nada real. Na maioria dos casos, pensamos em nós mesmos de uma maneira muito pior do que realmente somos. E é aí que pode entrar o body positive.

Afinal, a forma como nos vemos é muito diferente da que o mundo nos vê. Entendermos e aceitarmos isso nos leva a um ponto importante na vida: o do amor próprio. Então, tendo isso em vista, hoje é dia de descobrir mais sobre o movimento body positive e como aceitar o seu corpo pode fazer bem a você!

O que é o body positive 
Você com certeza já se deparou com esse termo por aí, mas talvez ainda esteja em dúvida sobre o que é o tal do body positive, não é mesmo? Então nada melhor do que trazer a visão de especialistas no assunto para esclarecer sobre o que se trata esse movimento.

Em artigo para a Vogue Brasil, a empreendedora e motivadora Ju Ferraz apresenta: “Quando se fala em body positive qual a primeira imagem que vem a sua cabeça? A de uma mulher gorda, né? Pois bem: body positive é isso também. Mas não é só isso. Body Positive também é sobre homens. Sobre mulheres que vestem 44. Sobre pessoas de nariz grande. Sobre gente e suas cicatrizes. Sobre senhoras e senhores com suas rugas”. 

“Enfim, body positive é a ideia de ser positivo em relação ao seu corpo. É deixar para trás aqueles ensinamentos de que você precisava se enquadrar no padrão imposto pela moda, pelo universo da beleza estética e assim por diante. Body positive é descobrir aspectos positivos do seu corpo que por muito tempo foram considerados fora do padrão. O padrão, hoje, é ser diferente”, acrescenta Ju, mostrando como o conceito é amplo e importante hoje em dia.

Outra visão interessante é a da coach de wellness e professora Kaila Prins: “gosto de pensar que a intenção do body positive é realmente a aceitação do corpo. A ideia de que você pode viver confortavelmente com o seu corpo, da forma que ele é agora, ou trabalhar em tratá-lo da forma certa com nutrição, movimentos agradáveis e autocuidado. Sem se punir pela aparência que você tem”.

Os benefícios de se amar 
Entender que o seu corpo não define você nem como você deve se portar para o mundo facilita bastante o dia a dia. Você acha que alguma outra pessoa precisa ser punida por como o corpo dela é? Então o ideal é nunca fazer isso com você mesma. Se amar só tem vantagens e fizemos uma lista das principais para você:

Mais saúde para o seu corpo

  • Melhora no humor
  • Mais leveza para o seu dia a dia
  • Menos negatividade para carregar com você
  • Mais cuidado consigo mesma
  • Melhora na saúde mental
  • Mais aceitação com o que não pode ser mudado
  • Melhora na forma de lidar com o mundo ao seu redor
  • Diminuição nos níveis de ansiedade e depressão
  • Mais alegria no dia a dia
  • Como colocar o body positive em prática

Sabendo o que é e como ele faz bem, nada melhor do que descobrirmos a maneira de aplicar esse autocuidado no nosso dia a dia. Com 4 pontos principais, é possível aceitar cada vez mais o nosso corpo como ele é:

a) Afirmações positivas
Nunca diga a si mesma o que você jamais diria a outra pessoa. Esse é um ponto chave para se amar mais. Ao tirar a negatividade do dia a dia, as ações com os nossos corpos também se tornam positivas.

b) Entenda a diversidade
Existem corpos de todos os tipos e nas mais diversas formas. As pessoas são distintas e, finalmente, estão percebendo que o diferente não só é normal, como, também, é belo.

c) Pense na saúde
Estar magérrima nem sempre é sinônimo de estar saudável. Na verdade, muitas vezes é bem o contrário. Desmistificar a ideia de que o corpo magro é o mais cheio de saúde ajuda a mostrar que a sua forma é a mais saudável para você.

d) Faça um detox
Aqui, a desintoxicação é outra. A ideia é se afastar de quem não acrescenta em nada com comentários negativos sobre o seu corpo. Isso faz muito mal e atrapalha totalmente a aceitação.

Isso quer dizer que precisamos nos sentir bem o tempo inteiro? 
Não é bem assim, como explica Mallorie Dunn, fundadora da organização The Body Positive: “Um dos maiores equívocos sobre o body positiva é de que você precisa se sentir incrível a todo momento de todos os dias. A aceitação do seu corpo não é sobre se forçar a se sentir bonita e poderosa 24 horas”. 

“Você não precisa amar todos os aspectos da sua aparência para aderir ao body positive, basta saber separar que a sua aparência (e como você se sente quanto a ela) de qual é o seu valor como pessoa. Você não é um ser humano pior em um dia em que acontece de se sentir feia ou insegura”, complementa muito bem.

Forçar a positividade o tempo inteiro é um peso muito grande. Há dias em que nos sentimos melhor, outros nem tanto – e tudo bem com isso. O importante, como foi bem colocado, é entender que a aparência não é o principal quesito para nos tornar pessoas melhores, ou piores.

Se amar não tem preço 
Esqueça os estigmas! O amplo é elegante e todo tipo de corpo é belo quando a pessoa se sente confortável com ele. O importante é mostrar que mais importante do que as aparências é o conforto, a saúde e o bem-estar. Até por isso, se sentir bem é algo tão valioso que não dá nem para saber o preço. Então não deixe de fazer o que te dá prazer e faz bem a você.

--

A USENATUREZA acredita em viver sempre o que nos faz bem, de uma maneira leve e repleta de alegria. Amamos a natureza e queremos dividir isso com você! Venha conhecer um pouquinho mais da gente em nossa loja clicando aqui.

E, se você gostou do conteúdo, não se esqueça de fazer o cadastro em nossa newsletter aqui embaixo.