Blog USENATUREZA
MENOS é MAIS: Diminuir para Viver com MAIS Qualidade

Seja honesta: você está ocupada? Provavelmente a resposta é sim. Usamos isso quase como se fosse uma medalha, afinal estar desocupada pode nos dar uma sensação estranha ou um medo de ser taxada como preguiçosa. Como se não estivéssemos no mesmo ritmo que todo mundo. Mas será que ir tão rápido é tão bom assim?
Pense em um carro. Tirar o pé do acelerador faz você consumir menos energia e, assim, chegar mais longe. Bom, com a gente pode funcionar praticamente da mesma forma se pararmos para pensar. Sendo assim, hoje vamos analisar um pouco como estar acelerada demais pode pesar em nossas vidas e como fazer o contrário pode ser bastante benéfico.
O porquê de reduzir o ritmo
O que não faltam são opiniões especializadas que mostram os motivos para ir um pouco mais devagar. “As pessoas decidem reduzir o ritmo por uma variedade de razões. Muitos querem se afastar de ‘viver de forma competitiva’… estresse no trabalho, consumismo e sensação de que eles precisam estar à altura das expectativas de outra pessoa”, comenta Bruno de Souza, criador do projeto minimus.life. “Seja qual for o motivo, reduzir o ritmo não se limita a qualquer idade ou nível de renda”, complementa.
“Os benefícios de diminuir o ritmo são numerosos. Pesquisas mostram que, quando paramos, permitimos que nossa mente passeie. E esse sonhar acordada é que nos torna mais criativas, melhores em resolver problemas e mais preparadas para ter ideias diferentes”, explica Amy Blaschka em artigo da Forbes. “Reduzir o ritmo também pode ser uma excelente ferramenta de produtividade”, finaliza a jornalista.
Os benefícios de diminuir o ritmo
Lidar com tudo de uma maneira acelerada demais nada mais é do que um enorme reflexo da ansiedade. Por outro lado, Forçar a si mesma a levar tudo de uma maneira mais controlada tem benefícios inacreditáveis. Se levar por um ritmo forte demais é exaustivo e contraproducente. Já ter a própria forma de gerir as suas atividades dentro de uma velocidade que seja natural é muito mais interessante.
Afinal, o excesso de afobação é muito mais um inimigo do que um aliado. Tentar fazer tudo rápido pode até dar a impressão de ajudar, mas na verdade leva a sucessivos erros e frustrações. Confira uma lista de benefícios que você pode encontrar ao simplesmente diminuir o ritmo:
⛚ Diminuição dos níveis de estresse e ansiedade
⛚ Entendimento das limitações
⛚ Melhora na digestão
⛚ Menos cansaço no dia a dia
⛚ Mais tempo para organizar e refletir
⛚ Menos tempo executando
⛚ Mais produtividade
Reduzir não é parar
Talvez uma dúvida que fique seja: será que devo parar tudo de uma vez? Existe uma grande diferença entre ir mais devagar e travar todas as atividades. Pequenas estacionadas para descansar um pouco fazem bem e não quebram o fluxo, mas estagnar pode ser algo tão ou mais prejudicial do que acelerar demais.
O segredo sempre está em comedir um pouco mais, encontrando o caminho do meio-termo. É muito fácil perceber quando encontramos um ritmo mais confortável para seguir em frente de uma maneira muito mais leve, o que simplifica bastante o dia a dia.
–
Estar em contato com a própria essência é algo que faz bem e a USENATUREZA acredita nisso. Amamos a natureza e queremos dividir isso com você.
E se você gostou do conteúdo do BLOG USENATUREZA, não se esqueça de fazer o cadastro em nossa newsletter.