Blog USENATUREZA

11/11/2024

TUDO BEM não dar conta de TUDO

Você já se sentiu sobrecarregada, com o peso do mundo nas costas? Pois é, essa sensação infelizmente está se tornando cada vez mais comum. A cobrança interna pela produtividade perfeita e para sermos máquinas de cumprir tarefas faz a gente esquecer uma coisa bem importante: tudo bem não dar conta de tudo.

Às vezes a pressão pode até ser externa para que todas as coisas estejam resolvidas, mas na maioria dos casos nos auto impomos metas quase impossíveis de cumprir em apenas 24 horas, não é mesmo? Hoje vamos aprender a deixar um pouco mais de lado o peso das responsabilidades para ter a chance de viver mais leve e entender que nem sempre dá para se fazer tudo.

como funciona a cobrança

A cobrança que é imposta e também a que nos impomos é uma das grandes responsáveis pela sensação de sufocamento que o excesso de coisas a fazer provoca.

“O sentimento de culpa é, na maioria das vezes, a racionalização sobre uma emoção, como, por exemplo, a raiva. Após observarmos nosso próprio comportamento, surgem pensamentos automáticos: acreditamos que poderíamos ter feito diferente, agido com mais paciência com os filhos, ter dado maior importância para o que alguém nos disse etc; é a autocobrança falando conosco”, bem exemplifica o terapeuta cognitivo Deiver Greboggy.

Outra visão interessante sobre o tema é da Ana Caroline Janiro, psicóloga clínica e Fundadora do Psicologia Acessível: “A autocobrança excessiva – especialmente hoje – tem a ver não somente com o querer superar a si mesmo, mas também superar os outros. Para chegar até onde o outro já chegou, preciso ser melhor que ele, aprender mais, saber mais, ter mais”.

Ou seja, ainda mais em tempos como o que vivemos hoje e os novos desafios que surgiram, é importante cuidar do componente mental para evitar o desgaste.

o benefício do autoconhecimento

Uma das armas para lidar com a exaustão do dia a dia e com a culpa de não conseguir fazer tudo o que se impõe é o autoconhecimento. Ele permite que você entenda os próprios limites e perceba como não é possível dar conta de tudo, e tudo bem com isso.

“Buscar o autoconhecimento é um processo muito importante, pois é através dele que conseguimos entender a nossa história e dar novos significados a ela. É através dessa busca que podemos compreender que sim, podemos dar o nosso melhor, e mesmo assim não atingir a expectativa”, bem avalia a psicóloga Ana Paula Silva.

e as responsabilidades ficam de lado?

Ao entender um pouco mais sobre os pesos dos objetivos e das cobranças, é normal ficar com um grande questionamento. Isso quer dizer que devemos abandonar qualquer meta, expectativa e objetivo para evitar a autocobrança?

Na verdade, não é bem assim que funciona. Usando o autoconhecimento a seu favor, há a possibilidade de criar uma lista de tarefas que seja condizente com o que você realmente tenha como fazer.

Além disso, manter a saúde mental em dia fica mais fácil ao entender os seus limites e perceber que você deu o seu melhor. Assim, mesmo não se tendo dado conta de tudo, o peso disso deixa dar a sensação de sobrecarga.

Estar em contato consigo mesma e com a própria essência é algo que faz bem e a USENATUREZA acredita nisso. Amamos a natureza e queremos dividir isso com você, então venha conhecer a nossa loja!

E se você gostou do conteúdo do BLOG USENATUREZA, não se esqueça de fazer o cadastro em nossa newsletter.